A Utilização de Mapas de Croqui como Instrumento Facilitador no Ensino de Cartografia para o Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Mapas de Croqui, Ensino de Cartografia, Habilidade EspacialResumo
Este estudo analisa a eficácia dos mapas de croqui como ferramenta pedagógica no ensino de cartografia para o ensino fundamental, com foco em sua contribuição para o desenvolvimento da compreensão espacial, do pensamento crítico e da criatividade dos alunos. Fundamentado na metodologia do estado da arte, a pesquisa abrange uma revisão sistemática da literatura, identificando contribuições relevantes sobre o tema em bases acadêmicas renomadas, como JSTOR, Scopus, Web of Science e Google Scholar, com publicações entre 2015 e 2023. A seleção inicial de 90 trabalhos foi refinada para 8 artigos, utilizando critérios rigorosos de inclusão e exclusão que garantisse a relevância direta ao uso dos mapas de croqui no ensino de cartografia. O objetivo principal foi analisar a eficácia dos mapas de croqui como instrumento facilitador no ensino de cartografia para o ensino fundamental, destacando seu impacto na compreensão espacial, no pensamento crítico e na criatividade dos alunos. Os resultados apontaram que, embora desafios como a formação docente e o acesso a recursos didáticos ainda persistam, os mapas de croqui são eficazes ao estimular a análise espacial, o pensamento reflexivo e a criatividade. Além disso, destacaram-se a inclusão de práticas inovadoras e a aproximação do conteúdo escolar à realidade vivida pelos alunos. Considerou-se que os mapas de croqui possuem grande potencial como instrumento no ensino de cartografia, sendo uma abordagem inclusiva, acessível e transformadora. O estudo contribui para a literatura acadêmica ao fornecer subsídios para práticas pedagógicas inovadoras e sugerir novas direções de pesquisa na área.
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: Lei de Diretrizes e Bases - Ministério da Educação. Acesso em: 25 mar. 2024
DIAS, Cláudia Carneiro. Croquis cartográficos como recurso metodológico no ensino de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 45-58, 2001. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001173435. Acesso em: 25 nov. 2024
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra. v. 9, 1981.
GOMES, Luiz Vidal Negreiros. Desenhismo. 2a ed. Santa Maria: ed. da Universidade Federal de Santa Maria, 1996.
GUZZO, Guilherme Brambatti; LIMA, Valderez Marina do Rosário. O desenvolvimento do pensamento crítico na educação: uma meta possível?1. Educação. UNISINOS, São Leopoldo , v. 22, n. 4, p. 334-343, out. 2018 . Disponível<http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000400334&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 mar. 2024. Epub 17-Maio-2019. https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.11.
HARLEY, John Brian; WOODWARD, David. A História da Cartografia. University of Chicago Press, 1987.
JULIASZ, Paula Cristiane Strina; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Pensamento espacial e iniciação cartográfica: conceitos e representações na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Curitiba, v. 7, n. 13, p. 64-80, 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufpr.br/rbeg/article/view/57991. Acesso em: 25 nov. 2024.
NASCIMENTO, Ederson; LUDWIG, Aline Beatriz. A educação cartográfica no ensino-aprendizagem de Geografia: reflexões e experiências. Geografia: Ensino & Pesquisa, v. 19, n. 3, set./dez. 2015. ISSN 2236-4994.
.REIS, Isabella Cavalcanti dos; GRANHA, Gustavo Souto Perdigão. A cartografia escolar: uma análise dos métodos e abordagens de ensino e sua deficiência na formação de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 14., 2019, Campinas. Anais [...]. Campinas: UNICAMP, 2019. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/view/3024. Acesso em: 25 nov. 2024.
RODRIGUES,Marina Silva Bicalho. CHAGAS-FERREIRA. Jane Farias. Programas de estímulo à criatividade em escolas uma revisão sistemática. Linhas Críticas, v. 29, e47206, 2023. DOI: https://doi.org/10.26512/c29202347206 < acesso 18 mar 2024
SANTOS, Luline Silva Carvalho. Por uma singularidade da Geografia: desenvolvimento do Pensamento Geográfico. Geousp, v. 25, n. 3, e-182301, dez. 2021. ISSN 2179-0892. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/ view/182301. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892. geousp.2021.182301.
SILVA, Lara Marques da. A abordagem da cartografia e o desenvolvimento das percepções espaciais nos anos finais do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 14., 2019, Campinas. Anais [...]. Campinas: UNICAMP, 2019. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/download/2977/2840/12938. Acesso em: 25 nov. 2024.
STOLTZ, Tania. Apresentação - Criatividade e emoção na educação como desafio. Educar em Revista, v. 37, 2021.