Política de Seção
Política de Seção
A Revista de Educação, Ciências e Tecnologias (RECiTA) publica manuscritos organizados em quatro seções: 1) Artigos: Formação de Professores; 2) Artigos: Processos de Ensino e Aprendizagens; 3) Artigos: Ciências-Agro; 4) Artigos: Desenvolvimento TecnológicoArtigos: Formação de Professores
Nesta seção são publicados manuscritos do tipo artigo de pesquisa, ensaio teórico e artigo de revisão, em português, inglês, espanhol resultantes de pesquisas científicas que incidam na produção do conhecimento naárea de Educação em geral, e que não estejam simultaneamente submetidos a outro periódico ou órgão editorial. Este campo investiga e sistematiza situações relacionadas aos diferentes aspectos e dimensões da formação e do desenvolvimento profissional docente, cujo foco das pesquisas situa-se nos processos de formação inicial e continuada de professores em todos os níveis de ensino, em espaço formal e não-formal, engendrados nos diferentes contextos formativos.
Artigos: Processos de Ensino e Aprendizagens
Nesta seção são publicados manuscritos do tipo artigo de pesquisa, ensaio teórico e artigo de revisão, em português, inglês, espanhol resultantes de pesquisas científicas que incidam na produção do conhecimento naárea de Educação em geral, e que não estejam simultaneamente submetidos a outro periódico ou órgão editorial. Estes aspectos problematizam situações relacionadas aos processos de ensino e aprendizagens, que se destacam na Educação Básica, no Ensino Superior e em outros contextos socioculturais, com a finalidade de explicitar teórica, epistemológica, sociocultural, histórica, pedagógica, didática e metodologicamente o fenômeno inquirido.
Artigos: Ciências-Agro
Nesta seção são publicados manuscritos do tipo artigo de pesquisa, ensaio teórico e artigo de revisão, em português, inglês, espanhol resultantes de pesquisas científicas que incidam na produção do conhecimento na Matemática, Biologia, Química, Agropecuária e Agroambiental.
Artigos: Desenvolvimento Tecnológico
Nesta seção são publicados manuscritos do tipo artigo de pesquisa, ensaio teórico e artigo de revisão, em português, inglês, espanhol resultantes de pesquisas científicas que incidam na produção do conhecimento nas Tecnologias da Informação e Comunicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
A RECiTA proporciona acesso gratuito e imediato ao seu conteúdo online, aderindo ao princípio de democratização global do conhecimento científico. Além disso, a revista não cobra taxas dos autores para publicação (APCs). Isso significa que tanto os leitores quanto os pesquisadores têm acesso aberto/livre e gratuito aos artigos, promovendo a disseminação ampla e equitativa do conhecimento científico na área de Educação Matemática.Política Livre de Plágio e Autoplágio
A RECiTA está comprometida com a integridade acadêmica e a originalidade dos trabalhos publicados. Para garantir a autenticidade das submissões, utilizamos o software iThenticate para a detecção de plágio.Durante o processo de submissão, se houver indícios de plágio ou autoplágio, os Editores entrarão em contato com o(s) autor(es) para solicitar esclarecimentos. Se for confirmada a prática de plágio ou autoplágio, o manuscrito será arquivado antes mesmo de ser encaminhado para avaliação.
No caso de detecção de plágio ou autoplágio após a publicação do artigo e sua divulgação aos leitores, a RECiTA tomará as medidas necessárias. Os Editores entrarão em contato com o(s) autor(es) para informar sobre a violação, solicitar esclarecimentos e, após análise desses esclarecimentos, tomarão a decisão apropriada. Isso pode incluir a exclusão do artigo publicado.
A RECiTA está empenhada em garantir a integridade e a originalidade dos conteúdos publicados, mantendo um ambiente de pesquisa ético e confiável.
De acordo com o CNPq, por um lado o plágio:
[…] consiste na apresentação, como se fosse de sua autoria, de resultados ou conclusões anteriormente obtidos por outro autor, bem como de textos integrais ou de parte substancial de textos alheios sem os cuidados detalhados nas Diretrizes. Comete igualmente plágio quem se utiliza de ideias ou dados obtidos em análises de projetos ou manuscritos não publicados aos quais teve acesso como consultor, revisor, editor ou assemelhado. (CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO _ CNPq)
Por outro lado,autoplágio“[…] consiste na apresentação total ou parcial de textos já publicados pelo mesmo autor, sem as devidas referências aos trabalhos anteriores” (CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO _ CNPq).
Referência: Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/composicao/comissao-de-integridade/relatorio-comissao--integridade-do-cnpq.pdf. Acesso em: 28 maio 2023.
A RECiTA assume as diretrizes apresentadas no referido relatório do CNPq:
1: O autor deve sempre dar crédito a todas as fontes que fundamentam diretamente seu trabalho;
2: Toda citação in verbis de outro autor deve ser colocada entre aspas;
3: Quando se resume um texto alheio, o autor deve procurar reproduzir o significado exato das ideias ou fatos apresentados pelo autor original, que deve ser citado;
4: Quando em dúvida se um conceito ou fato é de conhecimento comum, não se deve deixar de fazer as citações adequadas;
5: Quando se submete um manuscrito para publicação contendo informações, conclusões ou dados que já foram disseminados de forma significativa (p.ex. apresentado em conferência, divulgado na internet), o autor deve indicar claramente aos editores e leitores a existência da divulgação prévia da informação;
6: Se os resultados de um estudo único complexo podem ser apresentados como um todo coesivo, não é considerado ético que eles sejam fragmentados em manuscritos individuais;
7: Para evitar qualquer caracterização de autoplágio, o uso de textos e trabalhos anteriores do próprio autor deve ser assinalado, com as devidas referências e citações;
8: O autor deve assegurar-se da correção de cada citação e que cada citação na bibliografia corresponda a uma citação no texto do manuscrito. O autor deve dar crédito também aos autores que primeiro relataram a observação ou ideia que está sendo apresentada;
9: Quando estiver descrevendo o trabalho de outros, o autor não deve confiar em resumo secundário desse trabalho, o que pode levar a uma descrição falha do trabalho citado. Sempre que possível consultar a literatura original;
10: Se um autor tiver necessidade de citar uma fonte secundária (p.ex. uma revisão) para descrever o conteúdo de uma fonte primária (p. ex. um artigo empírico de um periódico), ele deve certificar-se da sua correção e sempre indicar a fonte original da informação que está sendo relatada;
11: A inclusão intencional de referências de relevância questionável com a finalidade de manipular fatores de impacto ou aumentar a probabilidade de aceitação do manuscrito é prática eticamente inaceitável;
12: Quando for necessário utilizar informações de outra fonte, o autor deve escrever de tal modo que fique claro aos leitores quais ideias são suas e quais são oriundas das fontes consultadas;
13: O autor tem a responsabilidade ética de relatar evidências que contrariem seu ponto de vista, sempre que existirem. Ademais, as evidências usadas em apoio a suas posições devem ser metodologicamente sólidas. Quando for necessário recorrer a estudos que apresentem deficiências metodológicas, estatísticas ou outras, tais defeitos devem ser claramente apontados aos leitores;
14: O autor tem a obrigação ética de relatar todos os aspectos do estudo que possam ser importantes para a reprodutibilidade independente de sua pesquisa;
15: Qualquer alteração dos resultados iniciais obtidos, como a eliminação de discrepâncias ou o uso de métodos estatísticos alternativos, deve ser claramente descrita junto com uma justificativa racional para o emprego de tais procedimentos;
16: A inclusão de autores no manuscrito deve ser discutida antes de começar a colaboração e deve se fundamentar em orientações já estabelecidas, tais como as do International Committee of Medical Journal Editors;
17: Somente as pessoas que emprestaram contribuição significativa ao trabalho merecem autoria em um manuscrito. Por contribuição significativa entende-se realização de experimentos, participação na elaboração do planejamento experimental, análise de resultados ou elaboração do corpo do manuscrito. Empréstimo de equipamentos, obtenção de financiamento ou supervisão geral, por si só não justificam a inclusão de novos autores, que devem ser objeto de agradecimento;
18: A colaboração entre docentes e estudantes deve seguir os mesmos critérios. Os supervisores devem cuidar para que não se incluam na autoria estudantes com pequena ou nenhuma contribuição nem excluir aqueles que efetivamente participaram do trabalho. Autoria fantasma em Ciência é eticamente inaceitável;
19: Todos os autores de um trabalho são responsáveis pela veracidade e idoneidade do trabalho, cabendo ao primeiro autor e ao autor correspondente responsabilidade integral, e aos demais autores responsabilidade pelas suas contribuições individuais;
20: Os autores devem ser capazes de descrever, quando solicitados, a sua contribuição pessoal ao trabalho; e
21: Todo trabalho de pesquisa deve ser conduzido dentro de padrões éticos na sua execução, seja com animais ou com seres humanos.
Referência: Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/composicao/comissao-de-integridade/relatorio-comissao--integridade-do-cnpq.pdf. Acesso em: 28 maio 2023.
ATENÇÃO: É fundamental que leitores, autores, avaliadores e editores observem atentamente estas diretrizes, a fim de evitar violações que possam resultar na exclusão do manuscrito das publicações da Revista. O cumprimento dessas diretrizes contribui para a preservação da integridade e da qualidade dos trabalhos publicados na RECiTA.
Política de Direitos Autorais
Os direitos autorais pertencem aos autores, que concedem à RECiTA o direito exclusivo de primeira publicação. Os autores não receberão remuneração pela publicação de seus trabalhos neste periódico. Eles têm permissão para realizar contratos adicionais separadamente, permitindo a distribuição não exclusiva da versão publicada neste periódico (por exemplo, publicar em um repositório institucional, em um site pessoal, como capítulo de livro ou em uma tradução), desde que seja feita a devida atribuição de autoria e mencionada a publicação inicial nesta revista. Os editores da revista têm o direito de realizar ajustes textuais e adequações às normas de publicação.
Política para Seção Temática/Especial
A RECiTA também promove a publicação de seções temáticas ou especiais em suas edições regulares, com o objetivo de aprofundar o conhecimento em áreas específicas de interesse para a comunidade científica.Pesquisadores e acadêmicos são convidados a propor seções temáticas ou especiais para a RECiTA. As propostas devem apresentar uma justificativa clara e relevante para a criação da seção, destacando a importância da temática proposta no contexto do ensino e da pesquisa em Educação Matemática.
A proposta de seção temática/especial deve conter uma breve descrição da temática, incluindo uma contextualização do campo de estudo e a relevância do tema para a comunidade científica. Além disso, é necessário indicar os possíveis editores convidados, que serão responsáveis pela organização e revisão dos artigos submetidos.
Os artigos ou relatos de experiências submetidos para as seções temáticas/especiais devem estar alinhados com a temática proposta e atender aos critérios de qualidade e relevância da RECiTA. Eles serão submetidos ao processo de revisão por pares, seguindo as diretrizes e políticas editoriais da revista.
Os artigos submetidos serão avaliados por revisores especializados na área temática, garantindo a qualidade e a consistência acadêmica dos trabalhos publicados. Os autores devem seguir as orientações de formatação e estilo da RECiTA, conforme descrito nas diretrizes para autores.
Os editores convidados serão responsáveis pela seleção e revisão dos artigos submetidos à seção temática/especial. Eles deverão conduzir o processo de revisão por pares de acordo com os padrões e critérios estabelecidos pela RECiTA.
Os artigos selecionados para a seção temática/especial serão publicados em uma edição específica da revista, claramente identificada como tal. Os editores convidados poderão, se necessário, escrever uma introdução para a seção, contextualizando e apresentando os trabalhos publicados.
A RECiTA reserva-se ao direito de estabelecer diretrizes adicionais para a submissão e publicação de seções temáticas/especiais, as quais serão divulgadas em chamadas públicas, diretrizes editoriais ou comunicados da revista.
A criação de seções temáticas/especiais visa enriquecer o debate científico e promover o avanço do conhecimento na área de Educação Matemática, reforçando o compromisso da RECiTA em ser um veículo de divulgação e intercâmbio de pesquisas relevantes e inovadoras.
Política de Marketing e Divulgação da RECiTA
- Estratégias de Mídia Social:
- Utilizar plataformas de mídia social, como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn, para divulgar os trabalhos publicados, notícias e eventos relacionados à revista.
- Interagir com a comunidade acadêmica e profissional por meio de postagens, compartilhamentos e comentários relevantes.
- Promover discussões sobre temas atuais e relevantes na área de Educação Matemática.
- Parcerias com Instituições e Organizações:
- Estabelecer parcerias com instituições de ensino superior, associações científicas e outras organizações relacionadas à área de Educação Matemática.
- Participar de eventos, conferências e workshops para divulgar a revista e promover o diálogo com pesquisadores e profissionais da área.
- E-mail Marketing:
- Manter uma lista de contatos atualizada de autores, avaliadores, instituições e interessados na revista.
- Enviar regularmente boletins informativos por e-mail, destacando os últimos artigos publicados, chamadas de submissão e outras novidades relevantes.
- Participação em Indexadores e Diretórios:
- Garantir que a RECiTA esteja listada em indexadores e diretórios relevantes na área de Educação Matemática, tanto nacionais quanto internacionais.
- Monitorar e cumprir os critérios e requisitos necessários para manter a presença da revista nesses indexadores.
- SEO (Search Engine Optimization):
- Otimizar o conteúdo do site da RECiTA para melhorar sua visibilidade nos motores de busca.
- Utilizar palavras-chave relevantes, metatags adequadas e links internos para melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa.
- Colaboração com Editores Associados e Conselheiros:
- Envolver os Editores Associados e Conselheiros da RECiTA na divulgação da revista em suas redes acadêmicas e profissionais.
- Incentivar a promoção ativa da revista por parte desses colaboradores, compartilhando os artigos publicados e incentivando a submissão de trabalhos de qualidade.
- Feedback e Acompanhamento:
- Coletar feedback dos leitores, autores e avaliadores para melhorar constantemente a qualidade e o alcance da revista.
- Acompanhar métricas de desempenho, como o número de visualizações, downloads e citações dos artigos, para avaliar o impacto e a eficácia das estratégias de divulgação.
- Conteúdo Multimídia:
- Explorar a criação de conteúdo multimídia, como vídeos, podcasts e infográficos, para atrair um público mais amplo e diversificado.
- Utilizar canais de compartilhamento de conteúdo, como o YouTube e SoundCloud, para divulgar e promover o conteúdo multimídia da RECiTA.
- Participação em Redes de Colaboração:
- Engajar-se ativamente em redes de colaboração com outras revistas científicas, instituições e pesquisadores para promover a RECiTA e fortalecer a visibilidade da revista no cenário acadêmico.
- Participar de iniciativas conjuntas, como publicações especiais, eventos e projetos de pesquisa colaborativa, para aumentar o reconhecimento da RECiTA e ampliar seu alcance.
- Divulgação em Conferências e Eventos:
- Participar de conferências, simpósios e workshops na área de Ensino de Ciências e Matemática para apresentar a RECiTA e suas publicações aos participantes.
- Organizar sessões especiais ou painéis temáticos em eventos científicos para discutir e promover os trabalhos publicados na revista.
- Colaboração com a Comunidade Editorial:
- Estabelecer parcerias com outras revistas científicas e membros da comunidade editorial para compartilhar boas práticas, trocar experiências e promover a colaboração entre os periódicos.
- Participar de fóruns, grupos de discussão e associações editoriais para se manter atualizado sobre as tendências e inovações na área de publicação acadêmica.
- Monitoramento de Métricas e Impacto:
- Acompanhar métricas de impacto, como o fator de impacto, índices de citação e visibilidade em indexadores, para avaliar o desempenho da RECiTA e identificar áreas de melhoria.
- Utilizar essas métricas como base para estabelecer metas de crescimento e implementar estratégias para aumentar o impacto e a relevância da revista.
- Comunicação Efetiva:
- Garantir uma comunicação efetiva e clara com os leitores, autores, avaliadores e demais envolvidos com a RECiTA.
- Fornecer informações atualizadas sobre prazos de submissão, políticas editoriais e novidades relacionadas à revista por meio do site, e-mails e redes sociais.
- Promoção da Qualidade e Relevância:
- Valorizar e promover a qualidade e a relevância dos trabalhos publicados na RECiTA, destacando a importância da pesquisa em Educação Matemática.
- Incentivar a submissão de trabalhos de alta qualidade e o rigoroso processo de revisão por pares para garantir a excelência dos conteúdos publicados.
- Personalização e Segmentação:
- Segmentar a comunicação e as estratégias de marketing de acordo com o perfil dos leitores e autores em potencial, considerando suas áreas de interesse e necessidades específicas.
- Personalizar as mensagens e as informações fornecidas de acordo com as preferências individuais, garantindo uma experiência mais relevante e envolvente.
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Esta revista usa o sistema LOCKSS, criado pela Universidade de Stanford, para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes. O sistema permite que essas bibliotecas criem arquivos permanentes da revista para fins de preservação e restauração. Mais informações em https://www.lockss.org/.Política de Privacidade
As informações pessoais fornecidas nesta revista serão utilizadas exclusivamente para os fins relacionados aos serviços oferecidos por esta publicação, sendo tratadas de forma confidencial e não sendo compartilhadas com terceiros ou para qualquer outra finalidade.Diretrizes de Registro de Conflito de Interesses
O conflito de interesses ocorre quando há divergências ou interesses conflitantes que possam comprometer a avaliação imparcial de um texto. Esses conflitos podem surgir de questões pessoais, políticas, acadêmicas, religiosas, financeiras, entre outras. Portanto, é responsabilidade das partes envolvidas registrar qualquer conflito de interesses, juntamente com sua justificativa, no respectivo campo do sistema da RECiTA:1) Autores: devem informar, durante a submissão do texto, se há algum conflito de interesses. Caso não haja, deve-se indicar no campo que não há conflito de interesses.
2) Editores: caso haja algum conflito de interesses, o editor responsável deverá repassar a edição do texto para outro editor, a fim de garantir a imparcialidade do processo, fornecendo uma justificativa para essa substituição.
3) Avaliadores: existem duas opções: assegurar que será capaz de fornecer uma análise imparcial e objetiva, explicando quaisquer conflitos de interesses relacionados ao trabalho e sua autoria; ou, caso identifique um conflito de interesses que impossibilite a imparcialidade, recusar-se a realizar a análise, fornecendo uma explicação para sua decisão.
Durante a submissão, mais especificamente na etapa 4 “Transferência de documentos suplementares”, solicita-se o envio de uma Declaração de Conflito de Interesses assinada pelos autores, a fim de garantir a integridade dos resultados do estudo submetido, conforme modelo fornecido.
Atualizado em: 18/07/2024.