Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Antes de submeter um manuscrito à RECiTa, é necessário ler as seguintes informações disponíveis no site da Revista:
O tempo médio entre o envio do texto e a decisão editorial é de até 4 meses. Para os manuscritos aprovados, o tempo médio entre a submissão e a publicação é de até 6 meses.

Artigo de Pesquisa: Artigo que comunica uma pesquisa original. Entre outros tipos, destacamos:
Um Artigo de Pesquisa é um documento escrito que apresenta os resultados de uma pesquisa científica original de forma clara, sistemática e rigorosa. Os artigos científicos são um meio fundamental de comunicação na academia e na pesquisa, permitindo que os cientistas e pesquisadores compartilhem suas descobertas, métodos, análises e conclusões com a comunidade científica e o público interessado.
  1. Artigo de pesquisa empírica: refere-se a um estudo original que coleta e analisa dados concretos a fim de responder a questões de pesquisa específicas relacionadas à Educação (Matemática, Ciências Biológicas, Químicas, Agropecuárias e Agroambientais) que foquem em processos de formação de professores ou em processos de ensino e aprendizagens em diferentes contextos socioculturais. Assim como também de propostas desenvolvimento técnico nas áreas de Tecnologias Agropecuárias; Tecnologias Agroambientais e Tecnologias da Informação e Comunicação. Os dados são obtidos, geralmente, por meio de métodos observacionais, experimentais ou de pesquisa de campo. Esses artigos apresentam a metodologia de pesquisa utilizada, a coleta de dados, análises e discussões dos resultados para inferir contribuições significativas para a área da Educação.
  2. Artigo de pesquisa histórica: aborda questões de Educação através de uma análise histórica, examinando eventos, desenvolvimentos e práticas passadas relacionadas à Educação (Matemática, Ciências Biológicas, Químicas, Agropecuárias e Agroambientais) que foquem em processos de formação de professores ou em processos de ensino e aprendizagens em diferentes contextos socioculturais. Assim como também de propostas desenvolvimento técnico nas áreas de Tecnologias Agropecuárias; Tecnologias Agroambientais e Tecnologias da Informação e Comunicação. Esses artigos têm como objetivo contextualizar o presente à luz do passado. Eles oferecem uma perspectiva histórica que enriquece a compreensão da evolução do ensino e da aprendizagem da Matemática, destacando influências históricas sobre o campo.
  3. Artigo de pesquisa documental: concentra-se na análise crítica de documentos, como registros escritos, legislação, políticas educacionais, currículos e materiais educacionais relacionados à Educação (Matemática, Ciências Biológicas, Químicas, Agropecuárias e Agroambientais) que foquem em processos de formação de professores ou em processos de ensino e aprendizagens em diferentes contextos socioculturais. Assim como também de propostas desenvolvimento técnico nas áreas de Tecnologias Agropecuárias; Tecnologias Agroambientais e Tecnologias da Informação e Comunicação. Esses artigos investigam como os documentos influenciam ou refletem o campo da Educação, destacando a relevância e a interpretação desses registros.
Artigo de Revisão: Artigo que sumariza criticamente o conhecimento científico sobre um determinado tema. Também conhecido como revisão de literatura. Envolve uma análise abrangente e crítica da literatura existente sobre um tópico específico da Educação(Matemática, Ciências Biológicas, Químicas, Agropecuárias e Agroambientais) que foquem em processos de formação de professores ou em processos de ensino e aprendizagens em diferentes contextos socioculturais. Assim como também de propostas desenvolvimento técnico nas áreas de Tecnologias Agropecuárias; Tecnologias Agroambientais e Tecnologias da Informação e Comunicação. Ele sintetiza pesquisas anteriores e identifica tendências, lacunas ou desafios no campo. Esses artigos fornecem uma visão panorâmica da pesquisa existente, auxiliando na compreensão do estado atual do conhecimento e no direcionamento de futuras investigações na Educação.

Ensaio teórico: Reflexão circunstanciada, com maior liberdade por parte do(a) autor(a) para defender determinada posição, que vise a aprofundar a discussão ou que apresente nova contribuição/abordagem a respeito de tema relevante. É uma contribuição que se concentra na formulação de novas teorias, conceitos, estruturas ou na revisão crítica de teorias existentes relacionadas as áreas de foco da RECiTa. Esses artigos buscam avançar o conhecimento teórico da área, fornecendo insights e perspectivas inovadoras que podem orientar futuras pesquisas e práticas.
Condições para Submissão
Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão com os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem em conformidade com as normas serão recusadas e arquivadas:
a) A contribuição é original e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Qualquer observação pode ser registrada no campo “Comentários ao editor” durante a submissão;
b) O arquivo da submissão está em formato .doc ou .docx (OBs.: Não pode enviar em formato .pdf);
c) As URLs das referências foram informadas, quando possível. Todas as referências bibliográficas que possuem link/DOI foram informadas;
d) O texto está de acordo com o modelo/Template da revista e segue as normas apresentadas nas Diretrizes para Autores;
e) O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos no modelo/Template da revista e nas “Diretrizes para Autores”, disponíveis na aba “Autores”;
f) Para as submissões na “Primeira opção” e que os autores informam não autorizar a abertura da avaliação por pares, é necessário garantir o anonimato, conforme descrito em “Assegurando a avaliação cega pelos pares”, e seguir as orientações. Não deve ser fornecido o nome dos autores e outras informações que possam identificar a autoria do manuscrito submetido. Os nomes dos autores devem ser informados apenas nos metadados (3º passo do processo de submissão). É importante excluir qualquer identificação nas propriedades do arquivo;
g) Estou ciente e concordo com as políticas informadas no site da revista;
h) Estou ciente e concordo com as Diretrizes para Registro de Conflito de Interesses informadas no site;
i) O resumo do artigo está escrito em fonte times, tamanho 11, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo, e possui de 100 a 250 palavras;
j) Estou ciente e concordo com o “Processo de Avaliação por Pares” informado no site da revista e escolhi uma das três opções de submissão;
k) O manuscrito submetido atende ao Foco e Escopo da revista;
l) Estou ciente e concordo com a exigência do cadastro do ORCID, do link do Currículo Lattes e outras informações profissionais sobre o(s) autor(es) deste manuscrito nos metadados (3º passo do processo de submissão) e no corpo do manuscrito, conforme modelo/Template. O ORCID pode ser criado rapidamente e gratuitamente no seguinte link: https://orcid.org/register;
m) Estou enviando os documentos necessários para submissão, conforme uma das três opções de submissão que escolhi. Os modelos dos documentos estão disponíveis em “Documentos obrigatórios” na aba “Autores”;
n) Caso o manuscrito seja aprovado, estou ciente e concordo em enviar os documentos suplementares exigidos para publicação, disponibilizados em “Documentos obrigatórios” na aba “Autores”;
Normas para Formatação do Manuscrito
As normas e diretrizes estão informadas no Template do Manuscrito. As seguintes diretrizes devem ser seguidas para a formatação do manuscrito:

1 INTRODUÇÃO (Deve iniciar na segunda página)
O texto de Introdução tem a função de apresentar o tema da pesquisa, o problema que será discutido, a justificativa e o(s) objetivo(s) do estudo.
Orientações para formatação:

a) Todos os autores devem possuir o Registro ORCID iD, pois este é exigência dos indexadores desta Revista (Link para registro: https://orcid.org/register); O ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é uma organização sem fins lucrativos, dedicada a criar e manter um sistema onde todos que participam de pesquisas, bolsas de estudo e inovações sejam identificados de forma única. Este sistema fornece um número de identificação para cada pesquisador, evitando ambiguidades ou similaridades, e ainda, está integrado com outras bases de dados e indexadores.
b) É obrigatório que pelo menos o autor ou um dos coautores tenha o título de Doutor.
c) É obrigatório inserir as seguintes informações sobre cada autor (em nota de rodapé na primeira página), pois é exigência dos indexadores da Revista: Titulação e nome da instituição (SIGLA) em que foi obtida a titulação. Função que desempenha e Instituição a que está vinculado (SIGLA), cidade, estado, país. Endereço para correspondência: Rua/Av., número, complemento, bairro, cidade, estado, país, CEP: xxxxx-xxx. E-mail: autor@xxx.com. Cada artigo deve incluir o nome completo da instituição de trabalho do autor ou autores, ou, quando apropriado, uma declaração de trabalhador independente. Obs.: Na menção à afiliação dos autores, o uso do nome completo da instituição é obrigatório. Cada afiliação deve incluir a cidade e o país da instituição. Se você não tem afiliação, deve indicar "trabalhador independente", "pesquisador independente" ou equivalente. Cada autor deve ter sua afiliação institucional e deve ser fácil de reconhecer em todos os casos.
d) É obrigatório inserir todas as informações sobre os autores nos METADADOS DA REVISTA (página que o artigo foi submetido), disponibilizando os links do ORCID, do Lattes e demais informações.
e) O número de páginas deve oscilar entre 15 (mínimo) e 25 (máximo) para os trabalhos - artigo de pesquisa, artigo de revisão, ensaio teórico.
f) A configuração da página deve ter margens superior e esquerda com 3 cm, inferior e direita com 2 cm;
g) A fonte do corpo do artigo deve ser Times New Roman, tamanho 12;
h) Espaçamento entre linhas 1,5 cm, com recuo de 1,25 cm na 1ª linha dos parágrafos, sem espaçamento antes e depois dos parágrafos;
i) Para o destaque de palavras/frases no texto utilizar, apenas, o recurso itálico, ou seja, não utilizar negrito e/ou sublinhado ou outro destaque;
j) As notas de rodapé devem ter a seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento entre lihas simples e justificado. Sugerimos que as notas de rodapé devem ser evitadas sempre que possível. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser enumeradas por algarismos arábicos, com exceção das notas dos autores na primeira página que devem seguir de *, **, ***, ****, para não confundir com as notas de rodapé relativas ao conteúdo do manuscrito;
k) Siglas e abreviações devem ser utilizadas logo após suas significações e entre parênteses. Exemplo: O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) é destinado à formação de doutores pesquisadores na área, oferecido por uma Associação em Rede (AR) de Instituições de Ensino Superior (IES) da Amazônia Legal Brasileira, intitulada Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC);
l) Um espaço antes e um espaço depois de cada tópico ou subtópico;
m) Os tópicos devem ser escritos em letras maiúsculas, alinhados à esquerda e em negrito;
n) A numeração dos tópicos do artigo é sequencial e segue as determinações da norma NB-69 da ABNT (NBR 6024);
o) Os subtópicos devem ser escritos apenas com inicial maiúscula, alinhados à esquerda e em negrito;
p) Resumo, Abstract/Resumen e Referências não recebem numeração. Resumo e Abstract/Resumen devem ser centralizados e as Referências alinhadas à esquerda, também escritas em negrito e caixa alta;
q) As citações devem ser indicadas no texto, informando o sobrenome do autor citado, em caixa baixa (minúscula) dentro dos parênteses ou quando fizerem parte do texto, o ano e a página onde se encontra a informação na obra consultada, conforme ABNT NBR 10520-2023;
r) Nas citações indiretas, no corpo do texto, os nomes dos autores devem ser referendados usando sempre inicial maiúscula e demais caracteres minúsculos. Por exemplo: Silva (2017) ou (Silva, 2017).
s) Citações diretas com mais de três linhas devem ser feitas com recuo de 4 cm a partir da margem esquerda, espaçamento simples, sem aspas, fonte Times New Roman, tamanho 10. Seguem alguns exemplos de citações diretas:
De acordo com Lins (2012, p. 14, grifos do autor),
Quem produz uma enunciação éoautor.Oautor fala sempre na direção deumleitor, que é constituído (produzido, instaurado, instalado, introduzido) pelo autor. Quem produz significado para um resíduo de enunciação éoleitor.Oleitor sempre fala na direção deumautor, que é constituído (produzido, instaurado, instalado, introduzido) pelo leitor [...].
Ou ainda, se tratando de citação direta com mais de três linhas podemos encontrar a seguinte forma de apresentação da referência.
Observem que o número da página da citação deve vir junto com o ano, antes ou após o texto citado.
As citações diretas com, no máximo, três linhas: devem ser inseridas no corpo do texto, contidas entre aspas duplas (“ ”). Exemplo: “Na primeira dessas facetas, levamos em conta as crenças, e, na segunda, os processos metacognitivos do professor de matemáticas” (Godinoet al., 2017, p.133). Ou ainda, de acordo com Godinoet al. (2007, p. 133) “Na primeira dessas facetas, levamos em conta as crenças, e, na segunda, os processos metacognitivos do professor de matemáticas”.
apud) e utilizar, sempre que possível, a citação da obra original (ou tradução);
u) Todas as citações diretas ou indiretas devem ser incorporadas ao texto e constar nas referências;
v) As informações destacadas no final do manuscrito, em Apêndice 1, devem ser enviadas durante a submissão, no corpo do artigo, conforme Template/Modelo, respeitando o anonimato (retirar informações que podem identificar o/os autor/es).

2REFERÊNCIAL TEÓRICO(Quantos tópicos e subtópicos forem necessários)
Os referencias teóricos servem de fundamentação para o estudo e são usados na análise dos resultados apresentados posteriormente. Deve ser dada preferência para publicações recentes, de periódicos especializados/conceituados, de livros, dissertações, teses ou ainda de trabalhos apresentados em eventos da área.
As citações serão dispostas de acordo com as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 10520-2023.

3 METODOLOGIA(Percursos/caminhos da pesquisa realizada)
É interessante apresentar, sempre que possível (de acordo com as bases teóricas-metodológicas-epistemológicas) uma fundamentação teórica sobre os pressupostos metodológicas da pesquisa realizada: abordagem, tipo, sujeito,lócus, instrumentos, procediemntos e técnicas utilizados, contexto, ambiente, entre outros elementos necessários.
Diálogos, entrevistas, conversas, exemplos de exercícios e outros instrumentos provenientes dos dados coletados devem seguir a formatação: fonteTimes New Roman, tamanho 10, itálico, espaçamento entre linhas simples e com recuo de 1,25. Entre parênteses colocar a fonte, em letra 10.
Exemplo:
Professor: E como foi que chegou nesta solução? Como pensou?
Aluno: Eu multipliquei os dois números e somei ao valor inicial. Mas quem me disse para fazer assim foi o Pedro. Ainda não estou convencido que está certo.
(Diálogo entre professor e aluno, 2017).
Ou, caso queiram, podem ser oganizados dentro de quadros.
As figuras e quadros devem ficar o mais próximo possível de sua chamada no corpo do texto. O título das figuras deve ser suficientemente claro em relação à imagem, de modo que não seja necessário consultar o corpo do texto. Apenas o número do objeto e a palavra designativa deverão utilizar negrito. Todo o conteúdo das figuras deve seguir a instrução: letraTimes New Romantamanho 10, espaçamento simples, alinhamento centralizado. Sempre mencionar a fonte.
Utilize uma boa resolução de imagem, de modo que seja legível para os leitores em 100% de zoom, sempre respeitando as margens do documento.
Os quadros apresentam informações descritivas, redigidas na forma de texto. Todo o conteúdo do quadro deve seguir a instrução: letraTimes New Roman,tamanho 10, espaçamento simples, alinhamento centralizado. Sempre mencionar a fonte.
As tabelas são formas gráficas nas quais os dados numéricos se destacam como informação central. A identificação das tabelas deverá vir na parte superior, precedida da palavra Tabela (em negrito), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos (em negrito); em seguida, inserir o respectivo título (sem negrito). O título da tabela deve ser escrito em fonteTimes New Roman, tamanho 12, e deve ser separado da respectiva numeração por um “–” (hífen). Sempre mencionar a fonte.
Inserir a Tabela o mais próximo possível de sua chamada no corpo do texto.
O conteúdo da tabela, bem como as fontes e notas, deve ser grafado em fonteTimes New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples, alinhamento centralizado.
Quadros, tabelas e equações devem estar em um formato possível de ser editados. Não serão aceitas imagens. A utilização de expressões como “a Tabela acima” ou a “Figura abaixo” não devem ser utilizadas porque no processo de editoração a localização delas pode ser alterada.
As tabelas devem ser apresentadas segundo a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Normas de Apresentação Tabular, 1993. Toda a tabela deve conter um título indicando a natureza e abrangências geográfica e temporal dos dados numéricos, sem abreviações, por extenso, de forma clara e concisa. Deve ter um número (algarismo arábico, crescente) sempre que o documento apresentar duas ou mais tabelas. A moldura não deve ter traços verticais que a delimitem à esquerda e à direita. Deve conter dados numéricos inscritos nas suas células, para informar a quantificação de um fato específico observado. Recomenda-se que seja elaborada de forma a ser apresentada em uma única página e que apresente uniformidade gráfica (fonte, corpo, uso de maiúsculas e minúsculas).

4 ANÁLISE E RESULTADOS
Desenvolver a partir do referencial teórico-metodológico, considerando as exigências científicas para garantir a originalidade, cientificidade, rigor, precisão.

5 CONSIDERAÇÕES
Salientar as conclusões e/ou posições do autor frente aos frutos do estudo, geralmente confeccionada por meio da exploração dos objetivos alcançados e da discussão do problema discutido.

REFERÊNCIAS

Livros com 1 autor:
WAINER, Samuel.Minha razão de viver:memórias de um repórter. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 1988.

Livros com 2 autores:
FRANÇA, Junia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de.Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 7. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.

Livros com 3 autores:
CUTLIP, Scott M.; CENTER, Allen H.; BROOM, Glen M.Effective Public Relations. 6. ed. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1985.

Livros com mais de 3 autores:
FRANÇA, Júnia Lessa; [Informar todos os autores].Manual para normalização de publicações técnico- científicas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1990.

Livros com organizadores, coordenadores:
OLIVEIRA, A. M. P. de.; ORTIGÃO, M. I. R. (Org.).Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em Educação.Brasília: SBEM, 2018. (Coleção SBEM). Disponível em:http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
CYRINO, M. C. de C. T. (Org.).Temáticas emergentes de pesquisas sobre a formação de professores que ensinam :perspectivas e desafios. Brasília, DF: SBEM, 2018. (Coleção SBEM). Disponível em:http://www.sbembrasil.org.br/files/tematicas_emergentes.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
BORBA, M. C. ARAÚJO, J. L. (Org.).Pesquisa qualitativa em Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Capítulo de livro (Ebook):
BARBOSA, J. C. Abordagens teóricas e metodológicas na Educação: aproximações e distanciamentos.In:OLIVEIRA, A. M. P. de.; ORTIGÃO, M. I. R. (Org.).Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em Educação.Brasília: SBEM, 2018. (Coleção SBEM). Disponível em:http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
Dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso:
COSTA, D. E.O processo de construção de sequência didática como pro(motor) da Educação na formação de professores.2013. 196 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2013. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8543. Acesso em: 20 jan. 2020.
RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno.Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo expressos por professores egressos do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência em Química da UFMT. 2016. 162 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal do Pará, Universidade do Estado do Amazonas, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, 2016. Disponível em:https://www1.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/c3b8e3c09269ed7b2a534c6c8c160faa.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

Trabalhos de eventos:
ALVARADO PRADA, L. E. A. Metodologias de pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008. In: IX Seminário Nacional de Pesquisa em Educação da Região Sul. Anais do IX ANDEP SUL – Seminário Nacional de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. Disponível em:http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/3179/482. Acesso em: 20 jan. 2020.

Artigos de revistas/periódicos:(OBS.: Para os artigos e outras referências que possuem DOI ativo, basta informar o link do DOI no final da referência, não sendo necessário colocar as informações relativas à “disponível em” “e acesso em”. O DOI ATIVO substitui estas informações.)
MARTINS, Endrigo Antunes et al. Crenças de autoeficácia e atitudes de alunos da Educação Básica: possíveis indicativos de desmotivações para a resolução de questões “matematizadas” de ciências naturais.REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 05-27, jul/dez, 2019. ISSN 2318-6674.http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p05-27.i8346.
FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M.; FERREIRA, A. C.; LOPES, C. A. E.; FREITAS, M. T. M.; MISKULIN, R. G. S. Formação de professores: um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira.Educação em Revista. v. 36, 2002, p. 137-160. Disponível em:https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1098. Acesso em: 20 jan. 2020.
SANTOS, L. C.; COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O. Uma reflexão acerca dos conhecimentos e saberes necessários para a formação inicial do professor.Educação Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação, [S.l.], v. 19, n. 2, set. 2017. Disponível em:https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/31505. Acesso em: 20 jan. 2020.

Leis, decretos, portarias, etc.:
BRASIL. Lei n.º 9394/96.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 25 mai. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação.Resolução CNE/CP nº. 1, de 18/02/2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: 2002. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 25 mai. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação.Parecer CNE/CES nº 1.302, de 06 de novembro de 2001. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília: 2002b. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em: 25 mai. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação.Resolução CNE/CP nº. 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília: 2002c. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 25 mai. 2019.
OBS.: Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídos no texto devem obedecer à Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei 9.610/1998).
OBS.: O Comitê Científico Editorial daReTEMse reserva o direito de introduzir alterações nos originais, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e a opinião do autor.

NORMAS:
Os artigos devem ser apresentados em conformidade com as seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas:

a)Apresentação de Artigos em Publicações Periódicas, NBR 6022/03;
b)Resumos, NBR 6028/03 (Máximo de 200 palavras);
c)Referências, NBR 10520/23;
d)Citações, NBR 10520/23;
e)Numeração Progressiva das Seções de um Documento, NBR 6024/03.

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